Este projeto tem como objetivo principal preparar cães para ajudar pessoas em diversos aspectos físicos, emocionais e psiquiátricos podendo ser inserido em ambientes diversos, tais como: famílias, hospitais, presídios, ajudas humanitárias, estudos científicos, pesquisas etc.
O Cães que Ajudam, está disponível para todos os tipos de pessoas, idades, etnias, regiões geográficas e culturas. O importante é entender e acreditar na capacidade que eles tem de proporcionar aos humanos muita alegria, esperança, diminuição do estresse, controle da ansiedade, companhia, até mesmo participar de tratamentos de patologias desde o início a estados bem avançados.
Como funciona:
Os cães de alerta para diabéticos tem uma nobre missão em ajudar o seu grande amigo humano. Eles são treinados para alertar antes de acontecer a hipoglicemia e a hiperglicemia, inclusive quando a pessoa está dormindo ou caso sofra um desmaio. Eles são preparados para pedir socorro nestas situações. É muito importante esclarecer que nossos treinadores seguirão as orientações do seu médico, isto é, um trabalho integrado em equipe e alicerçado em princípios éticos.
Os cães preparados para conviver com os surdos, pessoas com deficiência auditiva, tem uma linda missão de alertar e avisar sobre diversos tipos de sons. E é claro, também ser um grande companheiro e amigo. Ao ouvir determinado som ou sons o cão chama atenção de seu dono e sinaliza tocando uma das patas ou subindo com as duas. Eles são treinados para sinalizar sons de: buzinas, campainhas, trovões, eletrodomésticos, despertadores, alarmes de incêndios, choros de bebês, pessoas se aproximando e chamando etc. Com esse apoio do cão, uma pessoa surda poderá ter uma vida de melhor qualidade, menos estresse e mais segura.
Os cães podem desempenhar diversos serviços para os idosos. Mas acreditamos que o mais procurado são para ser grandes companheiros e protetores. Eles tem uma capacidade de proporcionar momentos de alegria continuamente sem exigir o que muitos de nós humanos exigimos. Mas sabemos que eles também podem ajudar um idoso que tem dificuldade de locomoção, a pegar objetos como celular, carteiras, controles de tv etc. Esses cão são muito bem escolhidos e treinados pois no momento em que começam a conviver com um idoso, devem seguir até o final como seus grandes amigos.
Uma das experiências mais impressionantes é quando estamos passando momentos de tristezas e ansiedade e os cães vem nos “socorrer” dando todo carinho que eles tem para nos oferecer. A sensibilidade deles é algo, que muitas vezes, parece “sobrenatural”. Eles sentem tudo que passamos! Os cães tem uma enorme capacidade em ser excelentes companhias para pessoas que estão passando por momentos de depressão e ansiedades extremas. A forma que ele interage é divertida, carinhosa e terapêutica. Eles muitas vezes tem a habilidade de nos tirar da mesmice, de dentro de casa para vermos a natureza, de proporcionar alegria e diversão para nossos amigos e familiares. Podem ajudar a combater a depressão e até fazer parte de um tratamento médico, tendo uma missão específica a ser cumprida. São algumas delas: acalmar, alegrar, transformar momentos de desespero em felicidade etc.
Copyright © 2025 - Instituto Cães & Família
Desenvolvido por Otmiza Agência Digital