Blog

O que é coprofagia e como tratá-la

Compartilhe:

Uma prática quase comum dos cães, mas pouco compreendidas por seus donos é a coprofagia. É quando os cachorros comem suas próprias fezes ou de outros cães, o hábito pode ser desenvolvido por diversas razões. Antes de tudo é interessante deixar claro que, apesar de parecer nojenta e perigosa, a prática não apresenta necessariamente um risco para a saúde do seu cãozinho, salvo em casos onde as fezes possuem parasitas ou algum transmissor de doença que ao serem ingeridos podem trazer problemas para a saúde do seu pet.

Sabendo que pode sim haver riscos e que, claramente, a coprofagia não é uma prática agradável, a melhor indicação é evitar e procurar educar os cachorros que comem as próprias fezes. O primeiro passo para isso é entender como surge esse estranho hábito.

 

Causas da coprofagia

As causas podem ser diversas e de diferentes motivações, sendo um dos exemplos a imitação: as fêmeas com filhotes recém nascidos costumam lamber a urina e comer as fezes das suas crias para manter o ambiente limpo. Esse comportamento pode ser observado e depois imitado pelos filhotes, que crescem acreditando que esse é um hábito normal. Uma forma de evitar isso é manter o ambiente onde a cadela e seus filhotes estão sempre limpos.

 

Como evitar a coprofagia

Mas, e agora? Como evitar que seu cão adquira esse hábito? Como impedir que ele continua realizando a coprofagia? Existem algumas possibilidades para tratar cachorros que comem suas próprias fezes que irão depender da causa do problema e variar de animal para animal, podendo envolver desde a alimentação até o trato que você possui com o seu bichinho.

 

Em casos de solidão é muito interessante dedicar um tempo do seu dia para passear, brincar e oferecer carinho ao cachorro. Ao dar mais atenção e realizar exercícios, você faz com que ele gaste energia e que saiba o quanto você gosta dele. Lembre-se que as broncas em excesso podem causar um efeito negativo e aumentar o estrago.

Outra dica é alimentar o seu cachorro mais de uma vez por dia para evitar que ele fique com a barriga vazia e queira matar a fome com cocô. Aproveite também para distrai-lo após ele evacuar e ganhar tempo para recolher o cocô. Em casos mais intensos também é aconselhado utilizar focinheira em passeios públicos para evitar que ele coma as fezes de outros animais.

Também é possível reduzir a coprofagia a partir de uma dieta composta com vegetais e frutas que, além de complementar a ração, possuem componentes que podem afastar o cachorro das fezes. Ao escolher alimentar o seu cachorro com vegetais como repolho, brócolis, nabos e as couves de bruxelas, de rabano, chinesa e couve flor você consegue fazer com que o excremento do seu cão fique rico em teor de enxofre, o que se torna repulsivo para os cachorros e diminua a sua vontade de se aproximar e comer as fezes.

Copyright © 2024 - Instituto Cães & Família

Desenvolvido por Otmiza Agência Digital